sexta-feira, 4 de março de 2011

Dia internacional da mulher - Homenagem especial

QUEM É ESSA MULHER


É mais uma das muitas mulheres anônimas. Jamais foi vista no estrelato. Não cursou nenhuma universidade. Não recebeu nenhum troféu ou medalha de ouro.

Mas, quem é essa mulher?

Eu posso responder-te com toda categoria. Eu a conheço desde o primeiro momento de minha vida. Ela foi o ninho que me acolheu, protegeu e me deu condições de desenvolver, crescer e ser o que sou.

É filha de Drimundina. Afro descendente das terras de Barão de Cocais. Que deixou como legado a fibra a sabedoria e a resistência para sobreviver a todas as crises e tribulações. Legado que contribuiu de forma definitiva para a construção de sua identidade.

Aos vinte anos casou-se. A partir daí começou a procriação. Durante vinte e cinco anos esteve envolvida com panos, noites mal dormidas e sobressaltos com o cotidiano doméstico.

Dez vezes o seu ventre foi alojamento seguro para a constituição do que somos hoje. Quatro homens de bem e seis mulheres de garra. Uma família que faz a diferença na sociedade.

Durante vinte e cinco anos tornou-se imperceptível. Tudo girava em torno de seu trabalho em prol da família, da educação, alimentação e formação.

Sem fraldas descartáveis, creches, berçários e tantas outras coisas que hoje facilitam a vida de uma mãe.



Quem é essa mulher?



Quando teve espaço ela saiu pra fora de seu lar e deu sua contribuição na sociedade.

Cristã autêntica transmitiu a sua fé com a vida. Como mestra usando a pedagogia adequada, mas principalmente testemunhando com suas atitudes.

Com mais de oitenta anos. Aos poucos sua força física vai definhando. Já não tem tanto vigor na voz. O desgaste proveniente do esforço de sobrevivência atrofia o seu corpo impedindo-a de locomover-se com agilidade. Porém o seu espírito, a sua fé, a sua coragem, o seu desejo de ajudar permanecem inabaláveis. Mesmo sem poder sair de sua casa e andar pelas ruas, de seu canto ela reza, reza e reza. A oração é hoje a sua contribuição para um mundo melhor.



Quem é essa mulher?



Essa mulher é a minha querida mamãe.

Elza Gomes dos Santos.

A quem presto homenagem neste dia internacional da mulher.